Espalhe por ai:

Boato – Em um vídeo, barragem de Brumadinho aparece cedendo. Em outro, mulher ressurge em meio à lama e é salva por moradores. 

Após uma barragem da mineradora Vale se romper na última sexta-feira (25 de janeiro de 2019), a cidade de Brumadinho (MG) ficou embaixo da lama e muitas pessoas que estavam no local seguem desaparecidas.

Nos últimos dias, diversas publicações, fotos e vídeos do local do rompimento têm surgido na internet e deixando várias pessoas chocadas. Mas dois vídeos, em especial, têm chamado a atenção dos internautas e sendo massivamente compartilhados.

Um dos vídeos mostraria o momento exato em que a barragem da Vale teria se rompido. “No momento em que o colapso da barragem e mais de 450 pessoas estão faltando no #brumadinho”, diz a mensagem.

Já o outro (com direito a um fundo musical) mostra o momento em que uma mulher ressurge em meio à lama e é resgatada por moradores que acompanham os rejeitos passando pelo rio. “Olha no final do vídeo..a menina resurge… Milagre mesmo”, afirma a publicação. Confira:

Vídeos mostram momento exato do rompimento da barragem e menina se salvando em Brumadinho?

As imagens deixaram muita gente assustada e causaram verdadeira comoção nas redes sociais. Mas será que os vídeos realmente mostram os acontecimentos em Brumadinho (MG)? A resposta é não. E se você quiser mais detalhes, então continua lendo.

Vamos lá! Para começo de história, as publicações apresentam as principais características de boatos online: são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis. Além disso, quando esse tipo de tragédia ocorre, é muito comum o surgimento de vídeos e fotos sendo atribuídos ao ocorrido. Um exemplo disso foi o caso de Mariana (MG). Aqui no Boatos.org, nossa equipe já desmentiu a história do vídeo que mostra animais sendo arrastados pela lama, em Brumadinho (MG).

Nossas desconfianças se confirmaram quando descobrimos a origem dos vídeos. As imagens que mostram a mulher saindo de dentro do rio cheio de lama e destroços sequer foi gravado no Brasil. O vídeo, na realidade, foi registrado no Peru e mostra a destruição causada pelas chuvas torrenciais que assolaram o país em 2017.

Já o vídeo que, supostamente, mostra a queda da barragem também não foi gravado em Brumadinho (MG). As imagens, na verdade, foram feitas durante o desmoronamento de obras de uma usina hidrelétrica no Mato Grosso. Segundo os profissionais da obra, as chuvas foram responsáveis pelo deslizamento.

Em resumo: a história que diz que vídeos da tragédia de Brumadinho (MG) mostram o momento do rompimento da barragem e de uma mulher se salvando é falsa! As imagens da mulher são do Peru e a lama foi causada por chuvas torrenciais. Já o suposto vídeo da barragem, na realidade, mostra o desmoronamento de obras de uma usina hidrelétrica no Mato Grosso. Ou seja, a história não passa de balela. Não compartilhe!

Espalhe por ai:

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Ricardo Boechat Era Torcedor Honorário Do Atlético E Viria A Alagoinhas Fazer Uma Palestra

Espalhe por ai: O alagoinhense se familiarizou ao