Espalhe por ai:

Boato – Vídeos mostram esquema dos chineses que estão fabricando falsos ovos, de plástico, para venderem como verdadeiros.

As pessoas costumam se preocupar bastante com aquilo que comem. É uma preocupação mais do que válida, afinal todo cuidado é necessário com os alimentos que ingerimos e produtos que consumimos. No entanto, parece que os usuários da internet andam não só de olho na qualidade daquilo que comem como também estão muito atentos com o fato de que estão sendo enganados através da comida.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Envie #boato para o número (61) 9177-9164 (WhatsApp) e receba as nossas atualizações gratuitamente

Segundo uma história que está circulando na internet – e que está revoltando muita gente – os chineses estão “passando a perna” em todo mundo ao fabricar ovos de plástico para vender como reais. De acordo com os vídeos que estão compartilhando, existe todo um “esquema” armado por eles. Confira a denúncia e os vídeos:

Polícia chinesa desmonta fábrica para fabricar ovos artificiais a partir de materiais plásticos e de resíduos humanos não comestíveis… E exporta seu produto para o mundo árabe e para o Marrocos, em especial através de comerciantes árabes!!!

A fábrica produz cerca de 50.000 caixas por dia (cada uma com 360 ovos… Este ovo é a causa da propagação de doenças do câncer gastrointestinal. Atualmente, o diretor da fábrica chinesa está na cadeia. O que é estranho é que esse ovo industrial chinês não o diferencia do ovo original, seja na forma ou na textura, e dentro dele está a clara e a gema do ovo, como os ovos de galinha originais, e agora está difundida em nossos mercados.

Esperamos compartilhar a notícia para alertar o povo chinês branco que invade os mercados do mundo árabe através de comerciantes que não têm medo de Deus Todo-Poderoso…. Por favor, circule a notícia de que você pode salvar uma família ou uma mãe.

Vídeo mostra ovos de plástico que foram fabricados na China para serem vendidos como reais?

O causo está gerando indignação nas redes sociais, como já comentamos. Mas, mesmo com a crescente histeria não há motivo para acreditar em nada desta história. Por quê? Porque é mentira, claro. Agora vamos entender melhor.

Bastou que buscássemos um pouco mais sobre os vídeos para encontrar que eles não só têm circulado mundo a fora há um tempo, como também não tem relação alguma com fabricação “pirata” de ovos.

O primeiro vídeo que mostramos foi, na verdade, compartilhado com força em Dubai colocando em dúvida a qualidade dos ovos mostrados. À época também se afirmava que o problema dos ovos era que eles tinham algo de plástico, mas as próprias autoridades de Dubai vieram a público para explicar que não havia nenhuma possibilidade de isso ser verdade. De acordo com a explicação local, a reação duvidosa do ovo na frigideira tinha relação com sua validade.

Sobre o outro vídeo, encontramos a explicação mais lógica possível. O que as imagens mostram na verdade é a fabricação de um ovo de brinquedo. Por isso, o ovo é de plástico. O vídeo em questão foi analisado por uma instituição chinesa em 2017 logo que começou a ser compartilhado, e desde então já foi desmentido até na França e na Índia.

Sobre a mensagem, ela contém aquelas clássicas características de corrente falsa da internet, com tom alarmista, erros de ortografia, pedido de compartilhamento e nenhuma menção a fontes confiáveis. Como se não bastasse isso, são comuns supostos casos de alimentos de plástico circulando pela internet, como o arroz e até mesmo a alface de plástico. Tudo já esclarecido aqui no Boatos.org.

Resumindo, não é verdade esta história de que os chineses estão fabricando ovos de plástico para venderem como reais. Utilizaram um vídeo que mostra o processo de fabricação de um brinquedo de plástico (com formato de ovo) e imagens de outra mentira que circulou lá em Dubai para inventar essa mentira. Se você também não gosta de ser enganado, é bom não compartilhar essa porque é boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Espalhe por ai:

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Erro afeta folha de pagamento de mais de 1,3 mil militares reformados na BA

Espalhe por ai: A folha de pagamento de