Espalhe por ai:
A partir de primeiro de janeiro de 2019, as notas velhas de 100 dólares não serão mais aceitas e vão deixar de circular. Muita gente pode até achar que não, mas, neste mundo globalizado considerando o poder econômico exercido pelos Estados Unidos, a recente alta do dólar influencia na vida de todos nós. A flutuação da moeda norte-americana interfere nas importações e exportações do nosso país, reflete em juros de bancos, preços de produtos e, como bem vimos a partir da greve dos caminhoneiros, até no valor dos combustíveis. Além disso, existem algumas pessoas (mais abastadas, há de se convir) que têm dólares guardados.

Geralmente, é dinheiro que sobra de viagens internacionais ou mesmo um pé de meia caso a situação financeira aperte no futuro, por isso elas estão sempre de olho nesse assunto. Acontece que, segundo uma mensagem que 25/11/2018 Notas de 100 dólares velhas deixarão de circular e não valerão em 2019 #boato.  Confira: Boa tarde… Aviso de utilidade a todos A partir de 01/01/2019, deixarão de circular as notas de U$100,00 Cara Velha ou cara pequena, como alguns chamam… Hoje elas já não podem ser usadas nem nos USA. de forma comum no comércio, mas podem ser depositadas em banco normalmente, no exterior.

No Brasil as corretoras ainda estão recolhendo estas notas. Normalmente o custo para tal é R$0,50 x US$… Elas estão proibidas para vendas (repasse) nas agências de turismo e casas de câmbio… devem ser apenas recolhidas, para evitar problemas com turistas menos informados. Desta forma, orientamos a quem tiver guardado ou mesmo for adiquirir para viagem ao exterior, que fiquem atentos. Segue formatos das cédulas velhas (não mais utilizadas e que perderão o valor).

Notas de 100 dólares velhas deixarão de circular e não valerão mais em 2019? Apesar do aviso “ter uma boa intenção”, a maior parte dos boatos da internet também tem. Isso não faz com que sejam mais verdadeiros. O fato é que não é verdade que as notas de 100 dólares velhas não valerão mais nem que elas deixarão de circular em 2019. Dito isso, vamos aos detalhes.

De fato, as notas de 100 dólares foram modificadas pelo governo norte-americano em 2013. As cédulas ganharam desenhos com relevo 3-D para dificultar falsificações. No entanto, as notas velhas não foram totalmente recolhidas e muito menos deixarem de circular.

Elas seguem sendo aceitas. No próprio site do governo eles explicam que as notas dos Estados Unidos nunca deixam de valer, até porque, diferente do Brasil, a moeda norte-americana nunca mudou (continua sendo o dólar): Não há problema em continuar a usar as notas de reserva federais mais antigas quando as novas estão em circulação? Sim, você pode continuar usando notas de reserva federais mais antigas. Não é necessário trocar suas notas antigas por novas. Todas as moedas dos EUA permanecem com curso legal, independentemente de quando foram emitidas.  A título de curiosidade: esse mesmo site explica que as notas não deixam de valer, mas tem um tempo de vida. De acordo com o site, a nota de 100 dólares dura em média 15 anos. Ou seja: algum dado momento ela será trocada em algum banco até que finalmente não seja encontrada mais facilmente.

Aliás, buscando um pouco mais descobrimos relatos de que há alguns comerciantes que não aceitam mais as notas de 100 dólares velhas. Isso por medo de falsificações. No entanto, as pessoas não ficam simplesmente sem dinheiro, caso prefiram, podem trocar as notas velhas por novas em qualquer banco dos Estados Unidos sem custo  Para complementar descobrimos que, até o momento, o único país que simplesmente não aceita a nota de 100 dólares velha é o Paquistão. Lá, os bancos cobram taxas para realizar a troca.

Vale mencionar também que a mensagem compartilhada tem as típicas características dos boatos. Não cita fontes confiáveis que corroborem a informação e tem tom alarmista. Inclusive, sobre fontes, tentamos encontrar algo sobre o suposto fim da circulação das notas de 100 dólares velhas na imprensa e nada achamos. Isso com certeza seria assunto na mídia se fosse verdade, já que, como bem dissemos no começo, a moeda é importante mesmo aqui no Brasil. Resumindo: não é verdade que as notas de 100 dólares deixarão de circular em 2019 nem que deixarão de valer. Isso é só mais uma história assustadora (e falsa) que somos obrigados a lidar todos os dias.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org

Espalhe por ai:

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Erro afeta folha de pagamento de mais de 1,3 mil militares reformados na BA

Espalhe por ai: A folha de pagamento de