Espalhe por ai:

Boato – Foto mostra missionário cristão que teve os dentes arrancados e a boca costurada por tentar pregar a palavra de Deus na Síria. A perseguição já começou.

Outrora um dos temas mais populares nas fake news da internet, religião perdeu espaço para política (uma vez que muitos religiosos também começaram a levantar bandeiras políticas). Mesmo assim, ainda aparece, de vez em quando, um boato para deixar a “igreja em alerta”

Envie #boato para o número (61) 9177-9164 (WhatsApp) e receba as nossas atualizações gratuitamente

A última história que circula online dá conta de que um missionário cristão teve os dentes arrancados e a boca costurada. De acordo com a mensagem que acompanha a foto, o motivo foi uma tentativa de pregar a palavra de Deus na Síria. Leia a mensagem que circula online:

Missionário na síria teve os dentes arrancados e a boca costurada por pregar a PALAVRA DE DEUS… Aqui no brasil temos livre arbítrio,vamos aproveitar cada segundo, anunciando a vinda de CRISTO JESUS,pois sua JUSTIÇA é certa e nao falhara… Desperta igreja a perseguição já começou compartilhe

Foto mostra missionário que teve os dentes arrancados e a boca costurada na Síria?

O que não faltou foi gente compartilhando essa informação. Vimos postagens no Facebook que falaram da história e prints das postagens viralizando em grupos no WhatsApp. Mas será mesmo que a imagem mostra um religioso que foi punido por pregar o cristianismo? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao ter acesso à mensagem, já ficamos desconfiados. Para começar, o texto tem as principais características de boatos online: vago, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e sem citar fontes confiáveis. Junte isso ao fato de que nenhum veículo de mídia confiável publicou qualquer informação a respeito.

Outro fator deixa a história “um pouquinho” mais suspeita. A mesma história de religioso agredido junto a uma foto bizarra já passou aqui pelo Boatos.org. Em 2014, desmentimos uma história que apontava que uma missionária teve os olhos e a boca costurada na Arábia Saudita.

As suspeitas de que se trata de um boato viram certeza quando descobrimos de onde saiu a tal foto. Ela não é de nenhum missionário e tampouco da Síria. A imagem é do jogador sul-africano de Rúgby Hacjivah Dayimani. Em 2017, ele publicou uma imagem de protesto pelo silêncio contra a violência contra as mulheres. No link, você pode ver as fotos (não deu para saber se é edição ou maquiagem) e a mensagem:

O seu silêncio é a grande arma deles. Denuncie o abuso contra as mulheres. Só porque não acontece com você não significa que você tem que ficar calado.

Resumindo: a história que aponta que um missionário na Síria teve os dentes arrancados e a boca costurada por pregar a palavra de Deus é falsa. A imagem é do jogador sul-africano de Rugby Hacjivah Dayimani (que está muito bem, obrigado, após a performance) em protesto contra a violência contra a mulher e foi utilizada de forma indevida em uma fake news.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

 

Espalhe por ai:

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Justiça autoriza ida de Lula ao velório do neto em São Paulo

Espalhe por ai: Arthur Araújo Lula da Silva