Espalhe por ai:

Boato – O filme Corpus Christi, uma paródia de Jesus como gay, está para ser lançado nos cinemas pelo deputado Jean Wyllys.

Nos últimos tempos, uma nova categoria de notícia falsa tem circulado na internet: “a mixagem de boatos”. Acontece assim: uma “mente brilhante” mistura o conteúdo de dois boatos e daí surge uma terceira história falsa. Se você não entendeu muito bem como funciona, temos um exemplo no nosso texto de hoje.

 

Há algum tempo, o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que ofilme Corpus Christi (uma paródia gay de Jesus e seus discípulos) estava prestes a ser lançado no Brasil. Na última semana, desmentimos a informação que apontava que Jean Wyllys iria lançar o filme “Jesus, a Diva da Mentira”.

Desmentidas as duas informações, agora um texto fala que é o filme Corpus Christi que será lançado por Jean Wyllys. A mensagem (viral no WhatsApp e Facebook) ainda pede compartilhamento e cita uma parte da Bíblia. Leia (retirado de uma postagem no Facebook):

 

Print da notícia falsa que fala que Jean Wyllys vai lançar o filme Corpus Christi retirado do Facebook
Print da notícia falsa que fala que Jean Wyllys vai lançar o filme Corpus Christi retirado do Facebook

Jean Wyllys vai lançar filme Corpus Christi, paródia de Jesus Gay?

Muita gente compartilhou a história (provavelmente, algumas dessas pessoas também já tinham compartilhado os boatos “relacionados”). Mas será que desta vez a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, o texto tem as principais características de boatos que circulam na internet: não cita fonte, tem erros de ortografia (com direito a Lei Renault), caráter alarmista e pede o compartilhamento. Isso já nos faz ficar com um pé atrás.

Segundo ponto: nenhum site sério confirmou a tal informação. Se, de fato, um filme fosse ser lançado, com certeza já teria virado notícia em algum veículo de mídia. Ainda mais se fosse um filme que tratasse de religião e tivesse um deputado como diretor.

Para terminar, o principal motivo: o texto é idêntico ao do boato do filme Corpus Christi (se quiser saber mais detalhes da história, dá uma olhada no vídeo abaixo). A única diferença é a inclusão do nome de Jean Wyllys. Logo, presume-se que, se era boato e não havia filme algum, continua sendo boato.

Resumindo: a história que aponta que Jean Wyllys vai lançar um filme chamado Corpus Christi, uma paródia de Jesus gay, é falsa. Trata-se de uma mistura de duas histórias falsas já desmentidas por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Espalhe por ai:

Deixe um Comentário

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Veja também

Justiça autoriza ida de Lula ao velório do neto em São Paulo

Espalhe por ai: Arthur Araújo Lula da Silva